Além da água e sucos, uma ótima opção para matar a sede neste verão são os chás gelados, que, além de hidratar, tem os mesmos valores nutritivos da bebida quente. Feitos a partir de folhas, flores, raízes ou cascas, os chás têm propriedades benéficas, como ação antioxidante e anti-inflamatória, e também podem ser digestivos, termogênicos, diuréticos ou calmantes, dependendo dos ingredientes.
Muitos acreditam que, ao gelar o chá, a bebida perca os compostos nutricionais que auxiliam no bem-estar. Mas isto é um mito, garantem especialistas. A explicação é que o método de extração é o mesmo, ou seja, é preciso primeiro fazer o chá quente e depois colocá-lo para gelar. Porém, o chá vai perdendo as propriedades benéficas se ficar gelando por muito tempo, o que não será muito vantajoso. O ideal é beber em até 24 horas depois de pronto, um tempo razoável até que parte desses compostos se decomponha.
Os chás, dependendo do tipo, apresentam benefícios para o organismo em função das ações anti-inflamatória e antioxidante, que atuam na prevenção contra doenças crônicas como diabetes e câncer e ainda retardam o processo de envelhecimento. São inúmeras opções e combinações que vão além do tradicional chá mate, e a escolha depende do paladar de cada um, uma vez que todos os chás podem ser consumidos gelados ou quentes.
Ervas como hortelã ou alecrim auxiliam a digestão, enquanto opções como chá verde, chá branco, chá preto e mate – que possuem cafeína — são termogênicos, acelerando o metabolismo e contribuindo para a eliminação de gordura corporal. Já ervas como cavalinha, hibisco ou salsinha são chás diuréticos e ajudam a combater a retenção de líquidos, assim como camomila, passiflora e mulungu são calmantes, ótimas para atrair o sono.
O consumo a longo prazo é muito benéfico justamente por eles terem caráter preventivo, cada um com as suas qualidades. Se quiser agregar ainda mais propriedades benéficas, é possível acrescentar um limão espremido, rodelas de gengibre ou algumas gotas de própolis.
Na hora de preparar, vale seguir uma regrinha para consumir a bebida de forma saborosa e nutritiva. A dica é fazer o chá por infusão no caso de folhas e flores: primeiro esquente a água e depois que apagar o fogo, coloque as ervas e deixe abafar entre 5 e 10 minutos. Já para raízes e cascas, use o processo de decocção: coloque-as na água, deixe esquentar por 5 a 10 minutos e depois apague o fogo e deixe em infusão por mais 5 minutos. O processo de gelar a bebida vem em seguida, na geladeira, ou com o uso de gelo.
Muita gente acredita que tem que esquentar água em 100°C e jogar a erva lá, mas na verdade o ideal é que não chegue a ferver. Em torno de 95°, às vezes até um pouco menos, já é possível desligar a água e deixar em infusão. Se a água estiver muito quente, pode queimar a erva, alterar a palatabilidade (sabor) do seu chá e fazê-lo perder parte das propriedades que são termicamente menos resistentes.
Fonte: O Globo