Tem muita gente que fala que são a mesma coisa, mas não são, apesar de, nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa.
A polenta surgiu na região norte da Itália, e era base alimentar da população e dos legionários romanos, feita principalmente de aveia. Pouco depois da chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primariamente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de milho.
Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre, aquecidas sob o fogo.
Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.
Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como “angu mineiro”. Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido com “angu à baiana”. O preparo dos miúdos de vaca e porcos é bem semelhante ao sarapatel.
O milho é um alimento muito versátil, com dezenas de aplicações:
Farinhas
– Fubá – É usado no angu, em sopas e bolos;
– Em flocos – Ideal para polenta e pães. Quando misturada à água, fica com consistência de creme;
– Sêmola – Pode acompanhar pratos com legumes e serve também para fazer polenta;
– Maisena – É a goma, o polvilho do milho. Faz ótimos biscoitos e é geralmente usada em doces.
Nascidos do milho
– Curau – Milho ralado, com canela e leite condensado;
– Canjica – Com leite e coco, é feita com milho verde ou branco;
– Canjiquinha – É o milho quebradinho. Geralmente vai com carnes;
– Picolé – A versão mais gelada do milho verde é fiel ao cereal;
– Pamonha – Enrolada na palha do milho. Coma ainda quente;
– Broa – Feita com fubá ou farinha de milho. Pode levar queijo;
– Cereal – O milho se consagrou na forma de cereal matinal.
FONTE: quitutesgourmet.blogspot.com