Conhecida como “o alimento do Brasil”, a mandioca é a raiz mais consumida em todo território nacional. De norte a sul, é um elemento comum na mesa de qualquer família brasileira. Não à toa, ganhou diversos apelidos: macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, maniva e por aí vai.
Resumir a culinária brasileira é um desafio complexo. São muitas culturas, ingredientes, histórias e territórios que entram na cozinha. Num país de dimensões continentais, não há como reduzir sua imensidão de sabores e ingredientes. No entanto, a mandioca é um alimento que pode ser encontrado em, praticamente, todas as culinárias brasileiras.
Em Minas Gerais, a vaca atolada é tradicional, prato com mandioca e carne bovina. Foi de Pernambuco que veio a tapioca e ganhou o resto do país. As culinárias paraenses e amapaenses têm a Maniçoba como um dos pratos típicos, feito a partir da folha da mandioca-brava. Não poderíamos deixar de citar nosso amado sagu, tradicional na serra gaúcha, que transforma bolinhas de mandioca em uma sobremesa saborosa com vinho.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br
Foto: pixabay