Curau de Milho é uma receita brasileira preparada com milho, leite, manteiga, açúcar, canela e sal. Esta sobremesa pode ser preparada com consistência de um mingau ou preparada mais firme e consumida fria.
A receita, muito consumida na época das festas juninas do Brasil, nasceu da fusão das tradições culinárias indígenas e europeias.
Ingredientes para o Curau de Milho
O curau de milho é originalmente preparado com grãos de milho retirados manualmente da espiga. Este processo rompe alguns grãos, liberando amido do endosperma. O grão de milho possui em média 60% de amido, o que funciona como um espessante natural. Por isso, não é necessário utilizar farinha de trigo ou amido de milho nesta receita.
Caso utilize grãos de milho congelados, será necessário bater os grãos de milho com leite ou água para que o amido seja liberado.
MILHO
Esta receita é preparada com milho verde/milho doce in natura ou congelado. O milho congelado é branqueado antes do congelamento e pode substituir o milho natural em todas as receitas, como o bolo de milho cremoso, creme de milho, milho refogado, etc.
O milho doce comercializado em Portugal é mais adocicado e possui menos amido que a variedade comercializada no Brasil, por isso pode ser necessário ajustar a quantidade de açúcar da receita. Além disso, o tempo de cozimento do curau será um pouco maior.
MANTEIGA
A manteiga é um ingrediente opcional, mas que adiciona sabor e torna a textura do curau aveludada.
Receita de Curau de Milho
Nossa receita de curau de milho é baseada na receita tradicional caipira. Este curau é simples de preparar, pois utilizamos milho congelado. E a textura é aveludada, devido à adição de manteiga.
Sirva como sobremesa morna ou fria, principalmente durante as festas juninas.
PREPARO 5 mins
TEMPO DE COZIMENTO 25 mins
TEMPO TOTAL 30 mins
REFEIÇÃO Café da manhã, Sobremesas
COZINHA Brasileira
-
Balança de cozinha
-
Batedor de arame/fouet ou similar
-
Espátula de silicone ou similar
-
Liquidificador
-
Panela média
-
Peneira
-
Tigela média
-
4 recipientes pequenos com capacidade para 150 ml cada (opcional)
- 400 gramas de milho congelado ou milho debulhado (3 xícaras)
- 480 gramas de leite (480 ml | 2 xícaras)
- 45 gramas de açúcar branco (1/4 xícara)
- 30 gramas de manteiga sem sal (opcional) (2 colheres de sopa)
- 1,5 grama de sal (1/4 colher de chá)
- canela em pó para polvilhar
-
Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
- Prepare o milho: Bata o milho e o leite no liquidificador até que o milho esteja triturado. Coe o suco/sumo do milho com o auxílio de uma peneira. Descarte o bagaço do milho.
- Cozinhe o curau: Em uma panela pequena, coloque suco/sumo do milho, o açúcar, manteiga sem sal e sal, e misture bem. Leve a panela com a mistura ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, e mexa bem com o batedor de arame por cerca de 20 a 25 minutos, até que se forme um creme espesso e cubra o dorso de uma colher. O tempo de cozimento depende da variedade de milho utilizada.Mexa o curau constatemente para não empelotar.O milho doce comercializado em Portugal é mais adocicado e possui menos amido que a variedade comercializada no Brasil, por isso pode ser necessário ajustar a quantidade de açúcar da receita. Além disso, o tempo de cozimento do curau será um pouco maior (cerca de 25 minutos).
-
Sirva o curau: Quando o curau estiver cremoso, retire do fogo, coloque-o em uma tigela média ou em recipientes individuais, e polvilhe com canela. Sirva quente ou frio!
Fonte: https://www.cozinhatecnica.com/