A melhor época para se consumir o morango é entre abril e setembro: ele chega às feiras de frutas com o melhor sabor e perfume! O morango é fonte abundante de vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e ainda fortalece os dentes e ossos. Possui antocianina (substancia que dá sua cor) e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele e da arteriosclerose.
Existem mais de 600 variedades cultivadas da fruta, que diferem no sabor, tamanho e textura. Além das que são cultivadas pelo homem existem os morangos selvagens, que crescem espontaneamente, têm sabor intenso e pequeno porte.
O morango, como outras frutas, deve ser consumido preferencialmente no seu estado natural. Se for cortar os morangos, consuma imediatamente, pois quando seu interior entra em contato com o oxigênio, parte das substâncias antioxidantes do morango se perdem.
Se você for tomá-lo sob a forma de suco, opte por bebê-lo imediatamente também, enquanto suas substâncias benéficas ainda estão ali. Também evite cozinhar os morangos, pois boa parte da vitamina C se perde. O morango pode ser consumido em saladas ou em pratos de sobremesa. Confira uma ótima receita de batida com frutas vermelhas.
A dica é consumir morangos orgânicos sempre que puder. Caso não seja possível, é importante lavar bem, pois o morango é uma das frutas com grande quantidade de agrotóxicos.
O consumo do morango não tem contraindicação, mas se consumido em excesso pode piorar os casos de pedra nos rins, devido à presença de ácido oxálico, substância causadora de cálculos renais. Por ser cítrico e possuir fibras insolúveis, o morango pode causar irritação no intestino e piorar o quadro de pacientes que sofrem com este tipo de problema.
O morango contém um composto antioxidante chamado ácido elágico que pode ajudar a manter as fibras elásticas e evitar a flacidez da pele, bem como combater os danos causados pelos radicais livres e evitar rugas.
Morangos têm biotina que fortalecem o cabelo e unhas.
Os benefícios do morango para a pele também são proporcionados pelo seu conteúdo de vitamina C e pela presença do ácido elágico (um ácido hidroxibenzóico).
Combatendo a ação dos radicais livres, a vitamina C ajuda a retardar o envelhecimento precoce. A vitamina ainda é fundamental para o processo de síntese de colágeno, proteína que garante uma melhor firmeza para a pele. O ácido elágico também evita o surgimento de rugas provocadas pela exposição excessiva da pele aos raios UV-B.
Fonte: belezaesaude.com