Comer bem vai muito além de escolher alimentos nutritivos. A refeição é uma experiência que deve ser vivida em sua totalidade. E isso inclui uma série de práticas comuns e triviais que são extremamente benéficas. São atitudes como sentar-se à mesa e dedicar-se a esse momento, sem distrações externas, como televisão e celular. Se puder comer na companhia de amigos ou familiares, melhor ainda! Sabia que também nesses momentos especiais são liberadas importantes substâncias no cérebro? As mesmas que proporcionam sensação de prazer e bem-estar.
A pressa e um conceito um tanto relativo de praticidade têm levado muitas famílias a abandonar o costume de sentar-se à mesa para comer, todos juntos e no mesmo horário. Uma pesquisa realizada pela revista Super Interessante, em 2016, com 1.200 pessoas de seis estados diferentes, revelou que a grande maioria dos brasileiros não leva mais do que meia hora do começo ao fim da refeição.
A prática da refeição em família fica mais restrita aos almoços de domingo: nove em dez entrevistados almoçam sempre (74%) ou às vezes (16%) com a família inteira nesse dia. Nesse dia da semana, os vínculos familiares se apresentam de modo mais claro. É quando pais e filhos almoçam juntos ou, ainda, quando aqueles velhos amigos se reúnem para um almoço diferenciado.
Confira alguns dos benefícios que o hábito de fazer refeições à mesa com familiares e amigos proporcionam.
Fortalece os laços afetivos.
Promove trocas de ideias.
Incentiva a boa alimentação.
Dá mais atenção àquilo que ingere.
Fonte: www.jasminealimentos.com