Antes, durante ou depois? Qual seria a melhor hora de comer a salada? A ordem de ingestão dos vegetais influencia em algo durante as refeições?
OBS.: Aqui, em geral, vegetais representam aqueles alimentos englobando frutas, legumes e verduras. Lembrando, obviamente, que cereais e grãos também são ‘vegetais’, mas geralmente não são associados com uma salada.
Não é novidade para ninguém que incluir vegetais na alimentação diária só faz bem para a saúde. Pessoas que comem mais vegetais e frutas como parte de uma dieta saudável possuem risco reduzido para o desenvolvimento de várias doenças crônicas. Além disso, vegetais diversos fornecem abundantes nutrientes vitais para a manutenção do seu corpo, como vitaminas, sais minerais, proteínas, antioxidantes/fitoquímicos, e fibras solúveis e insolúveis. Seus lipídios são geralmente os mais saudáveis, contendo maior proporção de gorduras mono e poli-insaturadas. Entre os nutrientes, se destacam a vitamina A, vitamina C, fibras alimentares, antioxidantes e potássio.
1. Coma, no mínimo, um vegetal verde escuro (ex.: couve) e um vegetal laranja (ex.: cenoura);
2. Prefira vegetais e frutas preparados com pouca ou nenhuma gordura, açúcar ou sal adicionados;
3. Consuma vegetais e frutas de forma mais frequente do que sucos.
Além dos vegetais e frutas serem baratos, eles possuem muito pouca caloria no geral, sendo excelente escolha para quem está querendo emagrecer ou evitar o ganho excessivo de gordura corporal.
SALADA: ANTES, DURANTE OU DEPOIS?
Apesar de vários blogs, vídeos no YouTube e pessoas diversas opinarem sobre o assunto, com alguns defendendo a ingestão separada da salada antes, outros defendendo depois e outros ainda durante a refeição – muitas vezes baseados em opiniões e não científicas –, não existe uma recomendação oficial de agências de saúde e de especialistas sobre o melhor horário ou sequência para se comer os vegetais. O mais importante é ingerir uma boa quantidade de vegetais diariamente.
Porém, estudos nos últimos anos têm fortemente sugerido que a ingestão de vegetais antes das refeições e até no máximo durante a refeição parece trazer mais benefícios ao corpo relacionados à taxa de glicose no sangue no pós-refeição — algo especialmente interessante para quem possui diabetes ou pré-diabetes — e à maior sensação de saciedade.
O rápido aumento de glicose no sangue após as refeições é considerado um fator de risco para a obesidade e doenças cardiovasculares. Portanto, controlar os níveis de glicose sanguínea pós-refeição pode ser usado para prevenir ou melhorar o diagnóstico da diabetes e outras doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida.
Além disso, outro potencial efeito benéfico de você comer a salada antes da refeição pode ser o aumento da sensação de saciedade ao encher o estômago – especialmente considerando o alimento na forma sólida, o qual demora mais na cavidade estomacal. Como a salada possui geralmente um baixo conteúdo calórico, consumi-la antes da refeição principal pode prevenir uma ingestão excessiva de calorias.
Fonte: https://www.saberatualizado.com.br/