Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas acabam tendo menos tempo para curtir a família. Embora essa seja uma realidade comum, é importante tomar medidas para atenuá-la, investindo em tempo de qualidade com as pessoas que se ama.
Como você deve imaginar, muitas famílias vivem hoje sem desfrutar do tempo de qualidade. Para exemplificar esse pressuposto, uma pesquisa britânica levantou a realidade em 25 países ao redor do mundo e revelou que homens e mulheres dispõem apenas de 36 minutos do seu dia para dedicar tempo de qualidade à sua família.
Assustador, não é? Quando somamos esse tempo ao longo de um ano, obtemos um resultado correspondente a, aproximadamente, apenas 15 dias — sendo que grande parte desse período ainda é potencializado em datas comemorativas, como Natal, aniversários e outras festividades.
O impacto disso tudo nos relacionamentos familiares é que os cônjuges têm a sensação frequente de não aproveitarem o casamento e os pais a de não acompanharem o crescimento dos filhos. Muitos deles, inclusive, apontam a perda de momentos cruciais na vida dos pequenos — e se você já é pai, sabe que é verdade.
O trabalho e a rotina atribulada acabam sugando as nossas energias e, mesmo quando estamos juntos daqueles que amamos (assistindo televisão, por exemplo), acabamos não querendo conversar ou socializar — reflexo do cansaço ou do estresse.
A pesquisa ainda revelou um agravante: mesmo quando estão em casa, os pais não estão totalmente presentes. Muitos deles chegam e ainda precisam finalizar alguma tarefa profissional ou, ainda, ficam mergulhados nas tecnologias, checando o Facebook e o WhatsApp, por exemplo.
Justamente por isso é bom aproveitar o tempo livre. Mesmo que sejam poucos minutos, é importante parar e ter tempo de qualidade com a família.
Agora que você já sabe como o tempo de qualidade é importante, deve estar se perguntando como adotar esse hábito diariamente com a sua família, certo? Levantamos algumas dicas para te ajudar. Confira!
Organização é fundamental para otimizar o tempo que dispõe. Ao fazer a gestão do seu dia, já inclua o período destinado para os momentos em família. O planejamento irá lhe ajudar a cumprir as suas metas dentro dos prazos, mas sem deixar de lado o tempo de qualidade com quem você divide a vida.
Muitas pessoas, diante da falta dessa sistematização, acabam ficando por um período maior no trabalho do que deveriam, lidando com problemas que poderiam ser evitados. Consequentemente, o tempo que era para ser destinado ao parceiro e aos filhos, fica comprometido.
Pode ser que você não consiga desenvolver essa atividade todos os dias da semana, mas se conseguir, ao menos em um, pode haver grandes benefícios. Marque um encontro semanal com os filhos e desconecte-se do resto do mundo, por exemplo. Essa é uma maneira de assegurar que não vai se distrair com outras atividades, mas sim ter um tempo de qualidade com os pequenos.
Para tornar o encontro ainda mais especial, você pode fazer com que eles sugiram a atividade ou um lugar para vocês passearem. Pode ser um parque, uma livraria ou biblioteca para a hora da leitura ou um bate-papo acompanhado de um lanche gostoso. E claro: pode incluir o parceiro nessa também!
Praticar o tempo de qualidade, por menor que ele seja, é mais importante do que passar horas “vazias”. Pare alguns minutos para conversar com os seus familiares quando chegar do trabalho. Invista no relacionamento, mesmo com coisas simples, como perguntar como foi o dia de cada um deles. Priorize isso.
Em seguida, você segue com as suas atividades, como sentar no sofá para relaxar e assistir um programa ou acabar alguma tarefa no computador.
Quando houver a possibilidade, trabalhe em casa. Esse hábito lhe trará diversos benefícios para a sua qualidade de vida e para a sua família.
Um dos grandes motivos de estresse e que te faz gastar grande parte do seu tempo é o deslocamento. O trânsito intenso das grandes cidades tornou a locomoção diária uma das principais fontes de esgotamento físico e emocional.
Trabalhando em casa, você poderá realizar as refeições em família, os seus pequenos intervalos durante o dia poderão ser em companhia dos seus filhos, a otimização do seu tempo lhe possibilitará colocar em prática as outras dicas para aproveitar mais a companhia deles e, consequentemente, aumentar a proximidade e intimidade entre vocês.
Você e seus familiares podem ter atividades em comum. Essa é uma maneira de gastar tempo junto e criar vínculos. É possível criar algo conjuntamente, aprender a jogar xadrez, fazer algum esporte ou, até mesmo, acompanharem a um seriado juntos. Faça disso uma regra.
Que tal combinarem o dia da pizza em família? Exemplo: toda terça-feira, às 19h30 teremos o dia da pizza. É importante que haja uma data e um horário para que todos possam se organizar para participarem deste ritual.
O grande barato do programa é o que ele representará para a sua família daqui a alguns anos, aquela sensação de que houve algo especial na infância de seus filhos que eles esperavam, ansiosamente, para acontecer e se deliciavam com aquilo. Boas memórias acompanham bons eventos. Quem aqui não se lembra de algum costume familiar bacana?
Seja criativo e combine o seu ritual com seus familiares. Combine e defenda essa agenda com empenho.
Fonte: Blog 20