Muitas das receitas envolvidas na história da lasanha vieram de imigrantes e evoluíram para o que se chama cozinha baseada na Itália. Ao longo dos anos, foram adicionados ou eliminados ingredientes tradicionais, mudando o sabor do prato e o adaptando. Esse, inclusive, sempre foi o caso da cozinha italiana.
O mundo se apaixonou pelas massas após a Segunda Guerra Mundial, quando os soldados que voltaram após lutar na Itália passaram a louvá-la. Ao longo dos anos, foram adicionados outros ingredientes às massas tradicionais, como a pizza, que passou a ser coberta com molho de tomate e uma pitada de manjericão fresco picado.
Agora, mesmo as pizzas com pedaços de frango e pedaços de abacaxi se tornaram um padrão. Uma evolução similar aconteceu também com as lasanhas, fazendo da história da lasanha uma história rica em diversidade e opções.
A lasanha chegou ao Brasil no final do século XIX, junto com os imigrantes italianos. O alimento sofreu diversas modificações na Itália ao longo dos séculos, dependendo das áreas onde esteve sendo preparada. No entanto, os brasileiros adicionaram seus próprios ingredientes favoritos às suas lasanhas. Inclusive, a inovação culinária é um foco para o brasileiro.
– A lasanha é um daqueles pratos que podem ser feitos no início do dia e depois cozidos à noite. Além disso, os seus restos podem ser reaquecidos vários dias depois. Também pode ser congelada. Ou seja, é uma refeição típica que só precisa de uma salada verde jogada em cima para a completar.
– A lasanha também é um prato em você pode usar suas próprias preferências de ingredientes. Frequentemente vê-se a lasanha vegetariana, feita usando um molho à base de tomate, sem carne e com abobrinha fatiada e cenoura picada, por exemplo. As fatias de berinjela são também frequentemente usadas nas lasanhas.
– Na Itália, as fileiras de lasanha com espaguete são o prato nacional favorito. Os italianos insistem que a melhor lasanha é preparada com massas caseiras, usando apenas farinha e ovos. Esta tradicional massa de Emilia-Romagna, uma província no norte da Itália, que inclui as cidades de Parma e Bolonha.
Fonte: bellavenezia.com.br