Com baixo valor calórico e alto valor nutritivo, a couve é um alimento que deveria fazer parte da dieta diária de qualquer pessoa. Ela pode ser consumida crua, cozida, em sucos. Após conhecer os benefícios da couve você certamente vai lembrar de incluí-la nas compras.
Essa verdura da família Brassicaceae é rica em vitaminas, como a A, do complexo B, C e K, e sais minerais, como potássio, magnésio, cálcio e ferro.
Conheça os benefícios da couve, a melhor forma de consumir este alimento e tire suas principais dúvidas sobre essa verdura no texto a seguir. Boa leitura!
Por ser rica em cálcio e ter magnésio, a couve ajuda na formação e fortalecimento dos ossos. Por isso, ajuda a prevenir a osteoporose.
A vitamina C presente nesse vegetal ajuda a aumentar as defesas do corpo, fortalecer as mucosas e cartilagens, além de ajudar na absorção do ferro.
Entre os benefícios da couve está o de melhorar os movimentos intestinais, isso porque é rico em fibras. Por isso, é um alimento indicado para quem sofre com constipação.
Por ter poucas calorias, a couve é um alimento que pode ser incluído em qualquer dieta para perda de peso. Para se ter uma ideia, uma xícara cheia de couve tem apenas 36 calorias, por ser rica em fibras, ela ajuda a dar uma sensação de saciedade.
A couve é rica em substâncias como clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas que ajudam a prevenir diversos tipos de câncer.
A glucorafanina, substância presente na couve, controla o nível de estrogênio e outros hormônios.
Quem sofre de enxaqueca ou cefaleia tensional pode contar com a couve como aliada para evitar crises. Entre os seus benefícios estão a concentração de clorofila e magnésio, que promovem o relaxamento da musculatura tensionada, o que contribui para evitar dores de cabeça.
A vitamina C presente na couve, que, para se ter uma ideia, é superior ao encontrado na laranja, tem função antioxidante, ou seja, reduz os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Portanto, o alimento ajuda com o rejuvenescimento.
Os benefícios da couve começam antes mesmo de se nascer. A verdura tem ácido fólico, vitamina excelente para gestantes nas primeiras semanas da gravidez por ajudar na formação do tubo neural, estrutura que dá origem à medula espinhal, vértebras, meninge, cérebro e crânio do feto.
A função desintoxicante da couve acelera o metabolismo das gorduras, ajudando a eliminá-las. Mas, é claro, que se o objetivo é não só aproveitar todos os benefícios da couve, mas também emagrecer, a ingestão desse alimento deve ser associada a uma dieta saudável e a prática de atividades físicas.
O tipo de couve mais conhecido e consumido no Brasil é a couve manteiga. Ela é a verdura que costuma acompanhar alguns pratos típicos como a feijoada. Neste caso, geralmente ela é refogada com alho e cebola.
Mas após qualquer processo de cozimento e até mesmo de corte de suas folhas ela perde parte dos nutrientes. Por isso, a melhor forma de consumi-la é crua.
Isso pode ser feito em saladas ou sucos, ela pode ser misturada com suco de laranja, abacaxi e limão, por exemplo. Por isso, é ingrediente indispensável dos conhecidos sucos verde e detox.
Quanto menos ela for aquecida, mais se preserva suas enzimas e nutrientes. Para aproveitar todas as suas propriedades é importante consumi-la com os talos.
A quantidade de couve ideal recomendada por nutricionistas ao dia é de cinco folhas
Por ser muito rica em nutrientes, a couve consumida em excesso pode acabar sendo prejudicial, principalmente a quem tem problemas de tireoide.
Por ser rica em vitamina K, um dos benefícios da couve é ajudar o sangue a coagular, o que pode ser não ser indicado para quem tem risco de ter coágulos, como por exemplo pacientes que fazem tratamento para tratar a trombose. Por também conter altos níveis de potássio, a verdura pode precisar ser evitada por pessoas que tenham problemas cardíacos ou nos rins.
Por isso, se este for o seu caso, é importante buscar recomendações médicas ou com o nutricionista quanto ao tipo de alimentos que devem ser evitados.
A folha da couve também pode conter muitos agrotóxicos, por isso, se o objetivo é um estilo de vida mais saudável e nutritivo, procure comprar o vegetal em feiras orgânicas. O consumo excessivo de agrotóxicos pode trazer muitos malefícios ao organismo.
Assim como a couve, o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, por isso quando consumido junto com a couve crua, ou seja, com todos os seus nutrientes preservados, os efeitos dessa vitamina e dessas propriedades são potencializados. A combinação dos dois elementos ajuda no processo de eliminação de gordura.
Uma forma de consumi-los juntos é por meio de suco ou temperando a salada de couve com limão.
O famoso suco verde é muito benéfico para hidratar, manter a pele jovem e acelerar o metabolismo. Por isso, ele é uma ótima forma de começar o dia e facilitar a absorção de nutrientes.
Uma das vantagens de consumir a couve em suco é que você aproveita toda a folha, inclusive o talo, e ela crua, fatores que ajudam a aproveitar todos os nutrientes que essa verdura oferece.
Mas é importante lembrar que como todo alimento rico em fibra, é importante que além da couve se consuma muita água, o que ajudará até mesmo com o efeito de possíveis flatulências que ela possa causar.
Uma dica para começar um estilo de vida mais saudável é começar o dia ingerindo um copo de água morna em jejum e, após, consumir o suco verde. Será uma bela forma de iniciar o dia com ânimo e disposição.
Sim, não é à toa que os sucos com couve são chamados muitas vezes de detox. A folha da couve possui bastante água, o que já ajuda a dar um efeito diurético e, logo, contribui para que o corpo não retenha líquido.
Por ter propriedade antioxidante e ajudar a eliminar os radicais livres, a verdura também ajuda o organismo a desinchar. Além disso, é rica em potássio, que ajuda a eliminar o sódio, o principal responsável pela retenção de líquido.
Se seu corpo tem retido muito líquido, além de consumir couve e água, procure eliminar alimentos industrializados, como batata palha, congelados, refrigerantes e embutidos, pois eles costumam ter muito sódio.
Adotando esse hábito por alguns dias, você certamente já notará a diferença.
A couve é a rainha das folhas e uma verdura que precisa estar presente no cardápio no mínimo uma vez por semana. Mas ela pode também estar na mesa todos os dias e de forma diferente.
O suco é uma das formas que ganhou maior popularidade por preservar todas as propriedades da folha, já que usa o talo e a verdura crua, formas em que se aproveita melhor os seus nutrientes.
Esse alimento também é indicado para quem quer perder peso, já que, além de possuir propriedades que auxiliam a eliminação de gordura, tem baixíssimas calorias.
Mas sempre é importante destacar que nenhum alimento, suco ou hábito isolado faz milagre. É preciso que seja conciliado com uma dieta balanceada, com mais alimentos naturais, como frutas e verduras, e menos industrializados.
Além disso, a atividade física é um excelente aliado não só para a perda de peso como para uma vida saudável e para prevenir doenças.
Fonte: saude.zelas.com.br